Randolfe e Bolsonaro
CPI da Covid: Randolfe cita como exemplos desses “graves fatos” o estímulo ao uso de remédios sem eficácia comprovada e à tese da imunidade de rebanho. Foto: Reprodução

O vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou nesta quarta-feira (26) requerimento para convocação do presidente Jair Bolsonaro. “A cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI”, diz trecho do requerimento o qual o D98 teve acesso.

Leia também: Equipe de checagem aponta 12 mentiras de Mayra Pinheiro na CPI 

No documento protocolado na CPI da Covid, o senador cita ainda alguns maus exemplos de Bolsonaro na pandemia: o combate às medidas de prevenção, como o uso de máscara e distanciamento social; o estímulo ao uso indiscriminado de medicamentos sem eficácia comprovada e à tese da imunidade de rebanho; as omissões e falhas do Governo Federal que contribuíram para o colapso no fornecimento de oxigênio aos hospitais do Amazonas e que resultaram em centenas de óbitos por asfixia, além dos ataques à China e à vacina chinesa Coronavac, que comprometeram o envio do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para produção dos imunizantes. 

Nos últimos meses, Bolsonaro tem protagonizado diversas aglomerações, em quase todas delas sem máscara. Chamou atenção no início desta semana a ida do presidente a Quito, capital do Equador, onde o mandatário foi flagrado usando máscara no país vizinho. Na véspera, em aglomeração no Rio de Janeiro, ele participou sem máscara.

Veja abaixo o inteiro teor do documento: