Bolsonaro falha na triagem de passageiros indianos em aeroportos e Dino aperta a fiscalização. Foto: Reprodução
Bolsonaro falha na triagem de passageiros indianos em aeroportos e Dino aperta a fiscalização. Foto: Reprodução

Nesta quarta (26), o governador do estado do Maranhão, Flávio Dino anunciou a criação de um sistema estadual de fiscalização sanitária, um complemento ao sistema nacional de monitoramento. “Temos muitas dificuldades nas barreiras sanitárias federais nos aeroportos e portos. Por isso, na manhã de hoje estou editando um decreto, criando, no caso do Maranhão um sistema próprio de fiscalização”, enfatizou Dino.

Ainda durante o pronunciamento, Flávio Dino destacou que a autorização de embarque e desembarque de tripulação de navio é dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A criação do sistema estadual facilitará o monitoramento de tripulações em hotéis no Maranhão.

Leia também: Randolfe apresenta à CPI da Covid convocação de Bolsonaro

Além disso, o governador do estado ainda esclareceu que toda tripulação de navio estrangeiro que chegar ou sair do Maranhão será notificado pelo governo para que haja controle e maior proteção à população.

Entenda o caso

Na noite da última terça (25), o governo do Maranhão informou que foi comunicado pela Prefeitura de São Luís sobre a presença de uma tripulação composta por 38 indianos hospedados em um hotel da cidade. Segundo o governo do estado, o grupo chegou à São Luís de avião para embarcar em um navio e cumpriu os requisitos do protocolo para entrada em solo nacional, dentre os quais exame negativo de RT-PCR para COVID-19.

O Governo do Maranhão ainda anunciou que após ser informado pela prefeitura enviou uma equipe ao hotel que realizou testes do tipo RT-PCR nos tripulantes, funcionários e hóspedes. A Vigilância Estadual encaminhou os testes para o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA), para posterior envio ao Instituto Evandro Chagas.