É falsa a informação que tem circulado em blogs bolsonaristas de que o governador Flávio Dino pediu a “devolução”, junto ao ministério da Saúde, de 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus, e que haviam sido implantados no Maranhão. Isso nem existe “devolver” UTIs à União.
Na verdade, o que ocorreu foi o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) retomando 10 leitos de UTI para cirurgias ortopédicas.
Leia também: Fazendeiros são multados em R$ 273 mil por pulverização criminosa no MA
Essa informação se comprova e está no próprio ofício que essas redes de desinformação têm divulgado: no documento de 6 de maio assinado pelo secretário de Saúde, Carlos Lula, há a expressa justificativa da mudança: de que a rede estadual de saúde passará por uma reorganização, a fim de que as demandas de outras comorbidades também sejam atendidas.
Bolsonaristas tentam construir a falsa narrativa de que os leitos de UTIs foram desmontados, devolvidos, quando não foram. Pelo contrário, os leitos só deixaram de atender casos exclusivos de Covid-19 para retornarem, por ora, à sua atividade fim. O HTO voltará, então, a ofertar cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria. Elas estavam suspensas em virtude da emergência de saúde do novo coronavírus.