Um nova pesquisa realizada pela Quaest Consultoria em parceria com a Genial Investimentos foi divulgada nesta quarta-feira (1). O ex-presidente Lula mantém a liderança nas intenções de voto para as eleições de 2022.
Lula venceria em todos os cenários, contra todos os possíveis candidatos: Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Rodrigo Pacheco (DEM).
Leia também: Vamos decidir candidatura a governador com união e responsabilidade’, diz Márcio Jerry
Já em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com uma ampla vantagem, o petista tem 55% dos votos contra 30% do ex-capitão. Comparado ao levantamento anterior, o ex-presidente cresceu um ponto, enquanto Bolsonaro perdeu três. Lula aparecia com 54% e o atual presidente, 33%.
Terceira via
De acordo com a pesquisa, os eleitores da terceira via pensam mais parecido com quem vota em Lula do que com os eleitores de Bolsonaro sobre temas que polarizam a opinião pública.
Segundo o levantamento, 44% dos eleitores do presidente concordam com a flexibilização de compra e posse de armas, enquanto só 11% dos que votam em Lula e 19% dos adeptos à terceira via são a favor.
Já a respeito das privatizações, 53% dos que apoiam Bolsonaro apoiam, contra 34% dos apoiadores do petista e 37% daqueles que buscam uma alternativa entre os dois.
A pesquisa também apontou que quase 60% dos que declaram voto no presidente são contra o debate sobre sexualidade nas escolas. O número cai para 37% e 41% entre os apoiadores de Lula e da terceira via, respectivamente.
O levantamento entrevistou 1,5 mil pessoas de forma presencial, em 95 municípios, entre os dias 29 de julho e 1 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais.