Em live semanal sobre o panorama do coronavírus no Maranhão, o governador Flávio Dino (PCdoB) demonstrou dados, nesta sexta-feira (14), que confirmam tendência de queda de ocupação de leitos e óbitos pela Covid-19 no estado.
Leia também: Maranhão inclui trabalhadores do transporte coletivo em grupo prioritário de vacinação contra Covid-19
Desde o início da pandemia, o governo do Maranhão não tem medido esforços para evitar o colapso na saúde que foi evidenciado em vários entes da Federação pelo Brasil. Para isso, a gestão Dino abriu centenas de leitos em todas as regiões, sobretudo nos momentos mais agudos da pandemia
Com o avanço da vacinação e uma rede hospitalar capaz de suportar a demanda por leitos hospitalares, o Maranhão tem visto, nos últimos dias, a ocupação nos hospitais e os óbitos caírem.
Ocupação de leitos no Maranhão
O número que chegou em 92% de leitos de UTI ocupados no dia 25 de março, hoje apresenta 65%. A mesma queda também é observada nos leitos clínicos, que chegaram a 82% de ocupação e, até ontem, esse número caiu para 46%.
O governador demonstrou ainda um gráfico em que o estado é um dos 22 estados brasileiros com queda na média de óbitos, com menos 20%, de acordo com dados das secretarias estaduais de saúde.
“Contudo, pandemia muito longe de acabar. Precisamos manter foco e prudência”, alertou Flávio Dino.