De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo do Maranhão, o estado apresentou saldo positivo quanto a taxa de ocupação de hotéis, geração de emprego e pesquisa agências de viagem online durante os meses de março, abril e maio.
A taxa de ocupação de hotéis que está acima da metade no Polo São Luís e Lençóis Maranhenses, em maio a ocupação passou de 60% e, em junho, dados que ainda estão sendo consolidados passou de 90%.
“Depois de quase dois anos de restrições causadas pela pandemia conseguimos retomar a nossa tradição turística e atrair visitantes e investimentos para o Maranhão. Nossa taxa de ocupação de hotéis está em alta, mesmo num período considerado morno ao turista, o que comprava que estamos conseguindo divulgar o Maranhão não só para o centro do país, mas no mundo inteiro. Agora no São João a ocupação está ainda maior. Isso representa geração de emprego, circulação de renda no comércio e crescimento econômico”, destaca o secretário Paulo Matos.
A maioria dos turistas no Maranhão é do sexo feminino (61,67%), tem entre 46 e 60 anos (28,97%) e são oriundos do estado de São Paulo e Pará. Em relação aos estrangeiros, destaque para os turistas franceses que representaram 37,93% dos visitantes no mês de março; 30,43% em abril e 15,38% em maio. Sobre o motivo da vinda ao Maranhão, 76,24% vieram a passeio, 46,29% chegaram de avião e 55,69% visitaram nosso estado pela primeira vez.
Sobre o motivo da escolha do Maranhão como destino turístico, 47,10% decidiram por conversas com amigos e familiares e 23,80% por pesquisa nas redes socias. Alias, por falar em redes sociais, as hashtags “#maranhãodeencantos” “#meumaranhao” e “#bmaterradeencantos” receberam mais de mil citações no Instagram.
No período trimestral os Centros de Atendimento ao Turista – CATs realizaram 3.466 atendimentos. As pesquisas nas Agências de Viagens Online (Online Travel Agencies), como booking.com, tripadvisor e hoteis.com revelou média de diária em São Luís, Barreirinhas e Carolina de até R$ 300, nesses munícipios durante o período pesquisado.
Por fim, o Maranhão apresentou saldo positivo de emprego no setor no segundo trimestre do ano com destaque para o serviço de alimentação que formalizou mais de 100 novas vagas de trabalho.
A coordenadora do Observatório do Turismo, Letícia Cynara, destacou a importância e o objetivo da pesquisa como fator essencial para traçar estratégias de gestão que auxiliem Turismo. “Mais uma pesquisa que fechamos com saldo positivo, principalmente no setor de ocupação de hotéis e de empregos. O mais importante é que verificamos pelas redes sociais que as pessoas estão se surpreendendo positivamente com os destinos no Maranhão e isso já é um incentivo para voltar mais vezes ao estado”, finalizou.