Em entrevista ao programa Bom Dia Mirante, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, fez um balanço do seu primeiro mês à frente do Palácio dos Leões e reforçou a aliança Lula-Brandão-Camarão-Flávio Dino, além de registrar o São João como instrumento de fomento do emprego, renda e turismo.
Questionado sobre o processo de transição do governo Flávio Dino para sua gestão, Brandão afirmou: “Não houve nenhuma dificuldade nessa transição porque estávamos juntos há 7 anos. O governo segue ritmo com avanços, inaugurando obras, programas sociais, programa de desenvolvimento e programas de geração de emprego”.
Para Brandão, a marca de sua gestão são os avanços e as conquistas sociais: “Temos dado bastante ênfase na construção de escolas, que são programas que vieram do governo passado. Nossa meta é concluir as obras até o final de julho e isso gera vagas de emprego. O Maranhão tem se destacado na criação de empregos no momento de muita crise”, detalhou em entrevista.
Sobre a pandemia do Covid-19 e estratégias para vencer a crise econômica Brandão enfatizou: “A economia do nosso estado está em condições saudáveis. Inclusive, já estamos alotando recursos para pagar a primeira parcela 13º em julho, separando recursos para pagar empréstimo do Bank of America, bem como a folha de pagamento do Estado. As ações na área de investimento não param. Ontem (10) lançamos o programa do São João, que irá gerar milhares de empregos. O evento não é apenas festa, é um projeto de geração de emprego e renda. Associado ao São João lançamos o programa da Secretaria de Desenvolvimento Social de mil equipamentos de geração de emprego e renda. Em São Luís, serão 300 equipamentos. Para participarem do programa, as pessoas deverão estar cadastradas no Bolsa Família e participarem da seleção, após isso, serão capacitadas e receberão seus carrinhos”.
No que diz respeito à condição das rodovias estaduais, Carlos Brandão afirmou que as estradas foram castigadas pelo período chuvoso intenso neste ano, mas que já há contratos de manutenção das estradas nas 12 regionais do Maranhão: “Em um segundo momento, vamos retomar a pavimentação de vias urbanas, para melhorar a infraestrutura das cidades. Recentemente estive em Imperatriz, a cidade está completamente destruída, cheia de buracos e por conta disso, autorizamos a pavimentação de 70 km de vias urbanas”, detalhou sobre ações de combate à chuva do Maranhão.
Quanto aos índices sociais, Brandão afirmou que as crises econômicas afetaram os estados quanto ao crescimento de índices sociais. “O nosso estado foi um dos que teve um dos melhores desempenhos no combate às desigualdades sociais. Quando assumimos o governo, o Maranhão era o 22º estado no IDEB, hoje já somos o 13º, um avanço significativo”, pontuou.
Sobre as eleições de outubro, Brandão foi enfático ao afirmar: “Sou muito experiente, já tive a oportunidade de ser secretário estadual por quatro vezes, deputado por duas vezes e vice-governador por duas vezes. Conheço profundamente a gestão pública e por isso o governo não parou. Tenho a responsabilidade conduzir nosso estado, hoje sou governador de 7 milhões de maranhenses e entendo que este é o momento de focar na gestão. Política tem um outro momento, quando teremos as convenções. Meu foco é a gestão, é mostrar ao povo maranhense como irei cuidar do povo do Maranhão”.
Além disso, o governador destacou seu bom relacionamento com a classe política do estado. “ 80% da classe política tem manifestado apoio à nossa candidatura. Tenho uma excelente relação com poderes, uma relação institucional, de harmonia e com independência. Isso me dá tranquilidade para governador”, disse.
Ao rebater uma afirmação do senador Weverton, Brandão falou sobre o momento político do Brasil e da necessidade de fortalecer a soberania do país e a democracia: “Nós, agentes públicos, precisamos avaliar cada momento na política e o momento hoje é de reestabelecer a democracia, a soberania e procurar o rumo para o Brasil se desenvolver, crescer, gerar emprego, gerar renda, o que a população precisa. O presidente Lula representa isso, a esperança e fé de um Brasil mais moderno”, rebateu o governador.
A respeito das polêmicas envolvendo sua equipe de primeiro escalão, Brandão destacou o legado de honestidade e experiência dos secretários mais antigos aliado à inovação dos participes mais novos e afirmou ser o grande maestro, garantindo que o governo irá dar certo.
Confira a entrevista completa