Na manhã desta quarta-feira, o secretário adjunto da SEDUC, Assim Filho, anunciou aos professores o encerramento do projeto Núcleo de Arte e Educação (NAE), vinculado à Secretaria de Estado da Educação, após 19 anos de atuação.
Em nota, os professores lamentaram as decisões unilaterais da SEDUC:
“Nós, educadores, equipe de profissionais e membros da comunidade artística de São Luís do Maranhão, manifestamos nosso profundo repúdio às decisões unilaterais tomadas pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC/MA), que resultaram no cancelamento das atividades do projeto Núcleo Arte Educação (NAE).”

Após a repercussão das manifestações dos professores, a Secretária de Educação, senhora Jandira Dias afirmou, em comentário público, que a informação sobre o encerramento do projeto não é verdadeira.
Em resposta através de comentários, os professores explicaram como se deu o aviso e outros também afirmam terem sido duplamente desrespeitados — primeiro pela decisão de encerramento das atividades, e depois pelas acusações de fake news.

“Não divulgaríamos uma nota dessa magnitude sem motivo”, declarou uma professora do NAE após o anúncio das demissões em massa.
O projeto, que atualmente atende cerca de 400 jovens, recebeu manifestações de apoio de artistas, produtores culturais e membros da sociedade civil, que se mobilizaram em defesa dos professores e da continuidade do NAE.

Anúncio de fim do Núcleo de Arte e Educação gera conflito entre professores e SEDUC