A Azul Linhas Aéreas anunciou que vai encerrar voos em 14 cidades brasileiras, incluindo Barreirinhas, no Maranhão. Em 13 delas, a empresa era a única a oferecer voos comerciais de passageiros, o que significa que essas localidades ficarão sem opções de transporte aéreo. A decisão faz parte de um processo de reorganização da companhia, que passa por um “Chapter 11” — semelhante à recuperação judicial no Brasil — e está revendo sua operação para equilibrar a oferta com a demanda de passageiros.
Segundo a empresa, o encerramento foi feito de forma gradual, começando em janeiro e terminando em março. Algumas rotas eram operadas pela Azul Conecta, subsidiária que utiliza aviões menores, com até nove lugares.
Confira as cidades que perdem voos da Azul:
Ceará – Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú
Rio de Janeiro – Campos dos Goytacazes
Santa Catarina – Correia Pinto e Jaguaruna (que seguirá com voos apenas da Latam)
Rio Grande do Norte – Mossoró
Piauí – São Raimundo Nonato e Parnaíba
Goiás – Rio Verde
Maranhão – Barreirinhas
Mato Grosso do Sul – Três Lagoas
Paraná – Ponta Grossa
A Azul explicou que a decisão foi influenciada por fatores como aumento dos custos operacionais, alta do dólar e menor disponibilidade de aeronaves, já que a frota futura será reduzida em mais de 35%. Com isso, a empresa vai focar em rotas mais estratégicas e simplificar sua malha aérea, concentrando esforços nos voos que considera mais importantes para o negócio.