Na próxima quinta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcará em Alcântara, no Maranhão, em uma visita esperada para tratar do impasse envolvendo o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e as comunidades quilombolas da região. O líder do PCdoB na Câmara, Márcio Jerry, confirmou sua participação na visita, junto ao presidente e ministros, e expressou seu compromisso com a luta dos moradores alcantarenses. 

Instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

“Reivindicações de direitos finalmente na iminência de serem garantidas. Décadas de lutas. Acompanho a luta das comunidades de Alcântara há muito tempo e sei o quanto estamos em atraso na agenda de garantia dos direitos da população de áreas atingidas”, afirmou Jerry. O deputado destacou que, durante o processo de construção do CLA, 32 comunidades quilombolas foram deslocadas para sete agrovilas, que até hoje sofrem com a falta de infraestrutura básica, como pavimentação e abastecimento de água. Ele lembrou ainda das ações realizadas durante o governo de Flávio Dino, quando foi secretário de Cidades.

“Ainda sobre Alcântara, bom lembrar que nada menos que 32 comunidades foram deslocadas no processo de construção do Centro de Lançamentos em sete agrovilas, até hoje carente de questões  básicas como pavimentação e água. Em Peru, fizemos no governo Flávio Dino, asfalto e sistema de abastecimento; em Marudá, a primeira cozinha comunitária quilombola, além de urbanização. Peptal, Só Assim, Ponta Seca, Cajueiro e Espera precisam também de ações urgentes”, recordou. “Quando fui secretário de Cidades no governo Flávio Dino tive a honra de levar benfeitorias importantes para muitas comunidades, como Raimundo Su, Peru, Itamatatatiua, Oitiua, Marudá, Japeú, Mamuna, Tubarão. Além disso, como deputado federal enviei emendas parlamentares, durante a gestão do ex-prefeito Anderson Wilker, que ajudaram muito na melhoria da saúde no município”, comentou. 

Márcio Jerry enfatizou que, apesar dos avanços alcançados, ainda há muito trabalho a ser feito para garantir os direitos das comunidades locais. “Sabemos que há muito a ser feito, mas a presença do presidente Lula em Alcântara e seu comprometimento com essa causa traz esperança de avanços reais”, disse o parlamentar. O líder do partido reforçou seu compromisso contínuo com as causas das comunidades afetadas e destacou que a vinda de Lula ao Maranhão pode marcar um ponto de virada no tratamento das questões fundiárias e dos direitos dessas questões, reiterando o pedido de ações urgentes para melhorar a infraestrutura das agrovilas e dar suporte à titulação de terras quilombolas, a fim de garantir a reposição histórica das comunidades.

A visita do presidente Lula ao Maranhão é vista como um momento crucial para reabrir o diálogo e buscar soluções concretas para o impasse que já dura décadas. A expectativa é que o governo federal apresente propostas efetivas para a titulação das terras quilombolas e para a melhoria das condições de vida nas agrovilas onde essas comunidades foram reassentadas.