Flavio Dino no programa Roda Viva
Flavio Dino no programa Roda Viva

A última edição ao vivo do Roda Viva, na segunda-feira (19), com o futuro ministro da justiça Flavio Dino, deixou a TV Cultura em 4º lugar em audiência durante toda a transmissão, com quase 2 pontos de pico na Grande São Paulo.

O programa da Cultura também ficou em 1° lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Dino foi categórico ao afirmar que sua prioridade à frente da pasta será a segurança digital. Ainda enfatizou que a Polícia Federal terá uma diretoria especializada em crimes cibernéticos e criará uma Secretaria de Direito Digital no próprio Ministério da Justiça.

“A questão da segurança digital é vital para a sociedade é vital a sobrevivência da democracia, será se o Brasil não precisa de uma legislação mais estável, mais perene?”

Quando questionado sobre o que ele chamou de entulho da legislação bolsonarista e respondeu sobre um possível revogaço sobre as leis de acesso a armas de fogo no Brasil.

“Haverá um revogaço sim pois hoje a legislação é muito confusa, há vários decretos que regulamentam a lei 10826/23 a proposta é que haja um único decreto regulamentador, essa nova legislação devera criar categorias diferentes, você não pode comparar um atirador esportivo que participa de competições com um atirador recreativo, em geral diminuir o numero de armas e munições”

O ex-governador do Maranhão ainda afirmou que enfrentará desafios que são resquícios da atuação do governo Bolsonaro nas Forças de segurança federal. |O futuro ministro da Justiça ainda lembrou dos episódios da atuação da PRF durante os bloqueios antidemocráticos nas rodovias federais e traçou o que espera da relação com os governadores para integrar as ações de segurança publica.

“Passou o tempo que o governo federal instigava motim contra governador, então o nosso dialogo é com os governadores e governadoras, com a autorização do presidente Lula dialogamos com associações, colégios de comandante secretários de segurança de administração penitenciaria delegados gerais, fiquei otimista pois vi um clima ameno, para entender o seguinte , dona maria que foi furtada no trem , no ônibus, metro, só vai ter a proteção contra esses crimes patrimoniais graves se todo mundo atuar conjuntamente.”

A entrevista segue disponível na integra no canal do programa Roda Viva.