Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão com votação expressiva, foi confirmado por Lula como futuro ministro da Justiça e Segurança em seu governo. O ex-governador do Maranhão é um político respeitado em nas esferas de poder e compromissado com as causas do povo.
Enquanto governador do Maranhão, Flávio Dino promoveu uma verdadeira revolução nas áreas sociais do estado, alavancando índices do IDEB e de criação de empregos formais.
Natural de São Luís, Flávio Dino de Castro e Costa tem 54 anos e governou o Maranhão por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022. Licenciou-se do cargo em abril deste ano para concorrer pela primeira vez ao Senado. De 2007 a 2011, foi deputado federal.
Dino é advogado e professor de direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1993. Tem mestrado em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também lecionou na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), de 2002 a 2006.
Foi juiz federal por 12 anos e exerceu os cargos de secretário‐geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e assessor da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).
Presidiu o Instituto Brasileiro de Turismo, a Embratur, de 2011 até 2014, quando elegeu-se governador do Maranhão pela primeira vez (em 2018, foi reeleito ao cargo).
Com informações da Agência Senado*