Na manhã desta terça-feira (1), o governador Carlos Brandão confirmou a atuação da Polícia Militar em ações de desbloqueio de rodovias federais que cortam o Maranhão. Diante da omissão do governo federal, uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) impôs aos estados o deslocamento de policiais militares para as ações, desde a noite de segunda-feira (31).
“Conforme determinação do STF, a nossa polícia, após negociação, já desobstruiu vias também em Açailândia, Imperatriz, Bom Jesus das Selvas e Estreito, garantindo livre acesso aos maranhenses. Seguimos acompanhando manifestações antidemocráticas no Maranhão”, disse Brandão, na manhã de hoje.
Ainda nesta terça-feira (1), o vice-governador eleito, Felipe Camarão, comunicou através das redes sociais o desbloqueio do trecho da BR-230 em Balsas, região Sul do estado. Na ocasião, a atuação da polícia foi aplaudida pela forma como conduziu toda negociação e pela liberação da via.
Na noite de ontem (31), Brandão já havia anunciado o desbloqueio da entrada de São Luís por atuação da PM.
“A entrada de São Luís já foi desbloqueada pela nossa polícia. Seguimos atentos à situação no Maranhão e não permitiremos desrespeito com o processo democrático. Reforço que o momento é de união em prol do desenvolvimento e da pacificação do país”, disse.
Líderes caminhoneiros repudiam bloqueios de rodovias
A Associação de caminhoneiros e a Frente Parlamentar da categoria repudiaram bloqueios bolsonaristas pelas estradas. Segundo eles, os bloqueios são ideológicos e não expressam os interesses da categoria, que foram ignorados nos quatro anos de governo Bolsonaro.