Para o governador reeleito, Carlos Brandão (PSB), a mudança de comportamento do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) com os nordestinos não deve interferir nos rumos das eleições deste ano. Após proferir uma série de insultos aos nordestinos ao longo dos últimos quatro anos, o candidato à reeleição decidiu pedir perdão, visando amenizar a derrota que sofreu na região no último dia 2.
Carlos Brandão foi categórico ao repudiar a ação eleitoreira de Bolsonaro e reafirmou que o ex-presidente Lula é o candidato mais preparado para cuidar do Brasil e do Nordeste.
“Depois de insultar reiteradas vezes os nordestinos nos últimos quatro anos, Bolsonaro agora apela pelos votos do Nordeste. Tarde demais. Temos um país inteiro para melhorar e não somente uma região, e o mais preparado pra isso é @LulaOficial”, escreveu em seu Twitter.
Ainda em tom de crítica, o governador reeleito disparou: “A transposição do Rio São Francisco teve 88% das obras feitas por Lula, mas Bolsonaro diz que foi em sua gestão, ao concluir cerca de 4%.”
Bolsonaro insulta nordestinos
No último dia 2, Bolsonaro levou uma verdadeira ‘taca nordestina’ com o resultado das urnas no Nordeste. A região foi aquela em que o atual presidente sofreu a maior derrota para Lula (PT), que alcançou 21 milhões de votos. A diferença entre os dois foi de cerca de 13 milhões de votos.
Ao tentar reverter isso com pedido de perdão eleitoreiro, o candidato à reeleição ignora seu histórico de declarações preconceituosas contra nordestinos. “Arataca”, “cabeçudo”, “pau de arara” e “paraíba” são algumas das expressões já usadas pelo atual presidente para se referir aos brasileiros nascidos no Nordeste.