Ainda sobre o resultado exitoso de Brandão nas urnas, Cappelli descreveu o processo eleitoral como uma combinação de ciência e estratégia
Ainda sobre o resultado exitoso de Brandão nas urnas, Cappelli descreveu o processo eleitoral como uma combinação de ciência e estratégia

Em entrevista à Mirante AM, o secretário de Comunicação do estado, Ricardo Cappelli, falou sobre o cenário político maranhense e nacional após o primeiro turno das eleições deste ano. Quanto à vitória do governador Carlos Brandão em primeiro turno e o crescimento do PSB no Maranhão, Cappelli pontuou que é de uma grande vitória. “Foi um resultado muito importante, uma grande vitória. Principalmente a do governador Carlos Brandão no primeiro turno. Uma vitória que a gente trabalhou muito, a gente sempre acreditou e as pesquisas, os números sempre mostraram que era possível”, argumentou.

LEIA: O xadrez da vitória histórica de Carlos Brandão

Ainda sobre o resultado exitoso de Brandão nas urnas, Cappelli descreveu o processo eleitoral como uma combinação de ciência e estratégia. “O governador Carlos Brandão tem um governo aprovado por 60% da população, em alguns momentos um pouco mais e um pouco menos. É uma demonstração objetiva nas pesquisas que a população tem aprovado o governo. O que a população fez nas urnas foi demonstrar e concretizar isso”, detalhou.

Sobre o avanço do PSB no estado, o aumento da bancada na Alema e a votação expressiva de Dino para o Senado, o secretário considera uma vitória maiúscula. “Com relação ao PSB também é uma grande vitória. O ex-governador Flávio Dino com mais de 2 milhões de votos, a maior votação da história do Maranhão. O PSB fez uma grande bancada com 11 deputados na Assembleia Legislativa. É uma consolidação deste grupo, a população retribuindo o que foi feito”, avaliou.

Cappelli ainda falou sobre sua expectativa de que Brandão fará um governo ainda melhor que Flávio Dino. “Acho que o governador Brandão vai fazer um governo ainda melhor, porque Flávio Dino não teve apoio em Brasília e viveu uma conjuntura muito difícil” explicou.
“Acho que o governador Carlos Brandão vai ter, primeiro, Flávio Dino como senador em Brasília. E segundo, tenho confiança que ele terá o presidente Lula como um amigo do Maranhão ajudando. Tenho certeza que o governador Carlos Brandão fará o melhor governo da história do Maranhão”, prosseguiu Cappelli.

Quanto à corrida eleitoral no Maranhão, o secretário pontuou que a eleição é um processo científico que é validado através dos dados extraídos em pesquisas. “Se a gente voltar a novembro de 2021, o governador Carlos Brandão, naquele momento, era o quarto colocado nas pesquisas e o prefeito Lahesio era o quinto colocado. O que acontece de novembro em diante? O governador Carlos Brandão começou a subir nas pesquisas e o Lahesio começou a subir nas pesquisas. Todas as pesquisas seguintes em janeiro, fevereiro e março via-se que os dois não paravam de crescer em nenhum momento. A curva do governador Carlos Brandão e do Lahesio eram curvas ascendentes, os outros já estavam estabilizados. Vamos lembrar que o senador Weverton tinha 21, 22, 23% e acabou, se não me engano, 20%. Ele não conseguiu se desenvolver”, detalhou.

O secretário ainda sinaliza a posição confusa do senador Weverton durante a corrida eleitoral. “O eleitor que acompanhou o processo eleitoral compreendeu o que da posição do senador? Ele era oposição ou situação com relação ao governo estadual? Porque tinha dias que ele era situação e tinha dias que ele era oposição. Ele é oposição ou situação? Ninguém sabe. Acabou a eleição e até agora ninguém conseguiu descobrir se ele era oposição ou situação”, disse.

Ricardo Cappelli ainda explicou que a falta de posicionamento político de Weverton também aconteceu no cenário nacional. “ Quem não tomou partido na polarização, naufragou nas urnas”, declarou.

Quanto à projeção de criação de empregos no estado para os próximos anos, o secretário relembrou que nos últimos seis anos o estado tem registrado índices positivos no Caged. “O que é o Caged positivo? Nos últimos anos o Maranhão gerou mais empregos que demissões, teve um saldo positivo na geração de empregos. Se a gente fez tudo isso com pandemia, com crise econômica, imagina o que o governador Carlos Brandão irá fazer tendo o presidente Lula como parceiro em Brasília? O Maranhão terá o melhor governo da sua história”, projetou.

Ao ser questionado sobre o vice-governador eleito, Felipe Camarão, Cappelli ressaltou a presença efetiva do ex-secretário durante a campanha e prosseguiu:

“Tenho certeza que o Felipe será o melhor vice da história do Maranhão. Felipe é um daqueles quadros incansáveis, que são apaixonados pelo que fazem. Ele fez um trabalho extraordinário na educação. Há uma rede de professores, de funcionários no estado que abraçaram o Felipe ao longo dos anos pelo trabalho realizado”.

Confira na íntegra aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=gtcayP_VLzQ