Erlânio Xavier é prefeito de Igarapé Grande, apontada na reportagem da Piauí como o berço dos desvios de recursos do SUS no Maranhão. Foto: Reprodução

O podcast da jornalista Renata Lo Prete, da Globo, repercutiu a reportagem ‘Farra Ilimitada’ veiculada na revista Piauí neste mês de julho.

Em entrevista com o jornalista responsável pela matéria, Breno Pires, Renata aborda como o orçamento secreto funciona no ‘mundo real’ e a relação dos aliados do senador Weverton com um suposto super esquema de corrupção.

Breno detalha um verdadeiro escoamento de emendas parlamentares no Maranhão. De acordo com o jornalista, nos últimos dois anos os municípios do estado concentram os maiores valores per capita de emendas parlamentares. Em especial, recursos vindos do orçamento secreto. Cerca de 23 municípios do Maranhão ocupam o top 30 nos repasses da saúde.

Além disso, o jornalista destaca que o orçamento secreto está induzindo as fraudes nos municípios, já que as cidades que fraudam os números ficam habilitados para mais recursos federais.

“A característica principal para os repasses no Maranhão é que não é nada estadual, tudo vai para os municípios”, destaca Breno Pires em podcast.

Renata Lo Prete enfatiza que o repasse desses recursos federais para estes municípios está mais relacionado a parlamentares aliados a quem está ‘dando as cartas’ no Congresso e no Governo Federal neste momento.

“A existência de uma rede de municípios que estão recebendo valores elevados após terem aumento expressivo de um ano para outro indica a existência de uma coordenação superior”, dispara Breno.

Em um trecho do podcast há um áudio de Arthur Lira falando sobre uma reunião com os prefeitos do Maranhão: “Esta reunião aqui vai acontecer para que a gente possa discutir um pouco com os prefeitos do Maranhão e fazer essa interface que Weverton sempre faz e a gente possa estar sempre se comunicando”, disse Lira em áudio.

Inclusive, em março deste ano, Lira esteve no Maranhão e reuniu-se com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), liderada por Erlânio Xavier, braço direito e sócio de Weverton. Xavier também é prefeito de Igarapé Grande, apontada na reportagem da Piauí como o berço dos desvios de recursos do SUS no Maranhão.

Ouça o episódio completo aqui.