Francimar e Camarão
Francimar Melo ressaltou que agora é momento para Felipe Camarão conduzir pré-campanha com dialogo a todos os maranhenses. Foto: Reprodução

O presidente estadual do PT, Francimar Melo, disse ao Diário 98 que o momento agora é de organizar a pré-campanha. A estratégia vem logo após decisão do diretório local de indicar, no último fim de semana, o nome do ex-secretário de Educação, Felipe Camarão, como candidato a vice-governador na chapa de Carlos Brandão (PSB).

A decisão por unanimidade dos dirigentes do PT converge com a aliança nacional entre petistas e socialistas, na disputa que tem como favoritos em âmbito presidencial o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o vice Geraldo Alckmin (PSB).

Ao D98, Francimar diz que a decisão do Encontro de Tática do PT também incumbiu Felipe de caminhar pelo Estado ouvindo a população sobre suas principais demandas sociais.

Sobre o apoio ao governador Flávio Dino (PSB) para a única vaga em disputa ao Senado, Francimar elogiou as posições do ex-governador em defesa da democracia, contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a prisão de Lula, além das denúncias constantes acerca das arbitrariedades praticadas pelo ex-juiz Sérgio Moro.

Diário 98 – Nesse fim de semana o PT do Maranhão homologou o nome do Felipe Camarão como vice na chapa do Brandão. Quais são as expectativas de vocês para os próximos passos?

Francimar Melo – Os próximo passos do PT é colocar o bloco na rua. Diante do governador Carlos Brandão estar impossibilitado de fazer pré-campanha, temos o vice indicado pelo PT. Um dos pontos que o nosso partido definiu no Encontro de Tática foi de colocar o bloco na rua com a condução do Felipe Camarão junto com os partidos do campo aliado.

D98 – E quais bandeiras o PT e o Felipe vão apresentar ao povo do Maranhão nestas eleições?

FM- Esse ponto precisamos discutir agora com a população. Primeiro, continuar o projeto que o governador Flávio Dino conduziu nesse período, mas ampliando propostas. Discutimos que uma das coisas que o Felipe e os partidos aliados é que comecem a discutir o novo plano de governo. Percorrendo o Estado do Maranhão, ouvindo a população, mostrando o nosso modelo petista de governar com os partidos aliados. Para que a gente faça proposições, ou seja, aquilo que a população do Estado precisa ser contemplada.

Políticas públicas voltadas, principalmente, nas áreas mais estratégicas, como melhorar os índices sociais do Estado, que é um dos desafios que ao longo do tempo nós temos buscado. Sabemos que não há coisas simples, até pelo histórico de um tempo muito longo que o Maranhão esteve sem políticas públicas antes da gestão de Flávio Dino, e isso ocasionou uma realidade que precisamos melhorar sempre.

Além disso, uma das coisas que o próprio PT defende é a melhor distribuição de renda, principalmente para as famílias menos favorecidas. E também queremos discutir a economia do nosso Estado, vamos discutir a saúde, a educação, esse é um debate que tem que ser feito com a população. Por isso que agora, com a definição do nome do Felipe, é percorrer o Estado, falando com o povo e ouvindo o nosso povo.

D98 – Qual a importância do ex-governador Flávio Dino na campanha da chapa Brandão e Camarão?

FM- Fundamental até pela contribuição que ele já deu ao Estado do Maranhão, como governador, como um homem de posição muito firme e, principalmente, o lado que ele sempre se colocou como do campo progressista, de esquerda.

Nos momentos mais difíceis da República ele sempre se posicionou defendendo a democracia, o legado de nossos governos. No momento do golpe em 2016, Dino estava lá defendendo a presidente Dilma. Quando o presidente Lula estava preso, ele sempre denunciou as arbitrariedades que o Sérgio Mouro estava cometendo.

E aqui no Estado do Maranhão Dino sempre deixou muito clara a sua posição política em defesa do povo mais humilde, favorecendo principalmente aqueles que mais precisavam. O seu governo foi um governo que contemplou esse segmento, que é o que nós defendemos.

Por isso, agora, nessa campanha com o governador Carlos Brandão, ele precisa ir junto nessa caravana para fazer um outro compromisso com esse grupo que ele lidera aqui no Estado, um outro compromisso para um período mais longo para avançar mais nas políticas. Por isso que a presença dele é fundamental.

O legado da história do Dino se reflete nos bons índices de aprovação que ele tem apresentado. O povo do Maranhão gostou muito do governador Flávio Dino como gestor, como um homem de posições firmes e bem definidas do lado da História. O grupo dele, junto com o do presidente Lula, o Time do Lula, quer a participação dele para vê-lo e ouvi-lo junto com o PT e o povo maranhense.