O ex-governador Flávio Dino (PSB) aparece na liderança na pesquisa Escutec de intenção de votos para o Senado divulgada no domingo (1).

Ao todo, foram avaliados dois cenários estimulados [aqueles em que a lista de pré-candidatos é apresentada ao eleitor] e um cenário espontâneo [no qual o eleitor cita o nome do seu pré-candidato sem que sejam apresentadas opções].

No primeiro cenário estimulado Flávio Dino lidera com 55% das intenções de votos. O senador Roberto Rocha (PTB), que nesta segunda-feira anunciará pré-candidatura à reeleição, é o segundo colocado, com 20% da preferência do eleitorado. Pastor Bel aparece em seguida com 5% das intenções de votos e Antonia Cariongo, do PSOL, com apenas 1%. Branco/Nulo ou nenhum deles somou 5% e não souberam ou não responderam, 14%.

Cenário 2

No segundo cenário, em que Roberto Rocha é excluído, Flávio Dino tem 59%; contra 11% do Pastor Bel e 2% de Antonia Cariongo. Branco/Nulo e Nenhum deles somou 8% e não souberam ou não responderam, 20%.

Espontâneo

Já no cenário espontâneo Flávio Dino tem 20%; Roberto Rocha 6%; Pastor Bel 3% e Roseana 1%. Ninguém, somou 7% e não souberam ou não responderam, 63%.

Rejeição

A pesquisa Escutec de intenções de votos também avaliou a rejeição dos pré-candidatos ao Senado. Roberto Rocha é líder em rejeição na disputa: 25%; seguido de Flávio Dino, 22%; Pastor Bel, 11% e Antonia Cariongo, 6%. Branco/Nulo ou Nenhum deles somou 7% e não souberam ou não responderam, 29%.

O levantamento ouviu 2 mil eleitores em 73 municípios e foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-02565/2022.