Os poucos militantes do PT favoráveis a aliança com Weverton , dentre eles Honorato Fernandes, candidato a vice-prefeito na chapa do PCdoB nas eleições de 2020, e Márcio Jardim, ex-secretário de esportes do governo Flávio Dino, estão fazendo muito barulho por nada. O presidente do PT Francimar Melo diz em artigo que a tática eleitoral defendida pelas forças que compõem a direção regional da legenda é a indicação de Felipe Camarão como vice na chapa Brandão ao governo do Estado. Por outro lado, avisa que o PT trabalha para construir uma frente contra o bolsonarismo reunindo o PDT, do senador Weverton, o Solidariedade, do ex-secretário Simplício Araújo, o PSOL, com “o companheiro Enilton”, o Cidadania, liderado pela senadora Eliziane Gama, e o MDB, liderado pela ex-governadora Roseana Sarney. Além dos partidos políticos, Francimar ressalta a importância da participação dos movimentos sociais e de todos aqueles que “querem derrotar o bolsonarismo nas ruas, nas redes, no parlamento e em todas as frente de lutas”.
- Chico Gonçalves distingue a tragédia e a farsa nos rompimentos da militância na história de alianças do PT no MA
- Aliança com Brandão está pavimentada, afirma presidente do PT no estado
Frente ampla para derrotar o bolsonarismo
Por Francimar Melo
O Partido dos Trabalhadores no Maranhão tem como principal estratégia política retomar o desenvolvimento do país com a eleição do ex-presidente Lula.
Esta tarefa tem sido comandada de forma exemplar pelo Presidente Lula ao reunir em torno dele todas as forças políticas progressistas, nacionalistas, todos os partidos políticos e movimentos sociais em defesa do país e do povo brasileiro.
O golpe de 2016 que levou à destituição da ex-presidenta Dilma significou um retrocesso para o país, sobretudo aos trabalhadores que perderam direitos.
A farsa jurídica que levou à prisão injusta do ex-Presidente Lula veio à tona e revelou que fazia parte do golpe contra o povo brasileiro. Lula resistiu à prisão com o apoio de milhares de pessoas que se solidarizaram a ele, além de personalidades internacionais e todos os setores democráticos do Brasil e do mundo.
Os governos Temer e Bolsonaro congelaram os recursos da saúde e atacaram diretamente a educação. A partir de 2018, o governo Bolsonaro – que representa a extrema direita e o fascismo no Brasil -, tem levado o país à destruição ao atacar os direitos sociais, a educação, declarado a morte da população ao banalizar a pandemia e intensificado a sua política de ódio e destruição.
O PT do Maranhão, representado pelas suas forças políticas internas que compõem a Executiva Estadual do Partido no Estado, se soma aos demais partidos do campo democrático-popular, progressistas, nacionalistas e aos movimentos sociais que querem derrotar o bolsonarismo nas ruas, nas redes, no parlamento e em todas as frentes de luta.
Nesta batalha, o PT do Maranhão, seguindo as orientações da direção nacional, compõe a Federação junto com o PCdoB e PV e se soma ao PSB liderado pelo ex-governador Flávio Dino, pelo governador Carlos Brandão, em defesa da pré-candidatura do Presidente Lula.
Nesta frente e tática eleitoral no Estado defendida pela maioria das forças que compõem a direção estadual estamos juntos com o governador Carlos Brandão no projeto da sua reeleição ao governo estadual e apresentamos o nome do ex Secretário de Educação Felipe Camarão, como vice-governador representando o PT.
O PT/MA sempre se pautou no debate sobre a sua tática eleitoral, cuja definição ocorrerá no Encontro Estadual que será realizado dias 29 e 30 de maio com a presença dos nossos delegados e delegadas.
Temos clareza que a nossa maior tarefa em defesa da democracia e da retomada dos direitos do povo passa pela derrota do Bolsonaro nas ruas e nas urnas.
O nosso esforço maior é buscar o apoio de todos os que têm demonstrado o apoio à candidatura do Presidente Lula.
Nós, no PT levamos muito a sério as pessoas que já contribuíram com o partido, com os governos petistas e com o Presidente Lula. É possível sim o entendimento que podemos caminhar com o PDT, do senador Weverton Rocha. Assim como nós, o senador sabe o que o povo do Maranhão deseja.
E como desejamos seguir avançando no Maranhão e reconstruirmos o Brasil, vamos trabalhar no PT para construirmos uma frente que tenha o Solidariedade, do ex-secretário Simplício Araújo; o PSOL com o companheiro Enilton; o Cidadania, liderado pela Senadora Elisiane Gama; e o MDB, liderado pela ex-governadora Roseana Sarney.*
Por isso, conclamamos todos as forças políticas e a toda a sociedade para estarmos juntos nesta grande frente, criando os Comitês Populares de luta junto com a população do nosso Estado que sofre com o aumento dos preços dos alimentos, da gasolina, do gás de cozinha e com todas as mazelas do governo Bolsonaro que agora faz promessas para tentar iludir a população.
O PT do Maranhão segue firme na sua missão de defender o povo brasileiro e maranhense!