Após o fim da janela partidária, período no qual parlamentares podem mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária, fica ainda mais evidente o protagonismo na esquerda nas próximas eleições no Maranhão. O PSB, partido do governador Carlos Brandão, foi um dos que mais se fortaleceu neste período e ganhou reforços na Assembleia Legislativa do Maranhão.
O deputado federal Rubens Júnior foi um dos primeiros a anunciar a mudança de partido. O parlamentar saiu do PCdoB após 13 anos e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores após convite da presidente do partido, Gleisi Hoffman.
Ainda nas movimentações da janela partidária no estado, está a filiação do governador Carlos Brandão ao PSB. Brandão filiou-se ao partido no último dia 23. Além de Brandão, o deputado Adelmo Soares, o ex-vice prefeito de Bacabal, Florêncio Neto e a ex-prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale também aproveitaram o prazo da janela partidária para se filiarem ao partido socialista.
O PSB tem garantido um protagonismo nas eleições deste ano, já que a sigla vem ganhando grandes nomes desde que o ex-governador Flávio Dino se filiou. Ainda no ano passado, o deputado Duarte Júnior, deputado eleito com maior votação em São Luís, filiou-se ao partido.
O deputado Marco Aurélio, os ex-secretários Catulé Júnior, Marcos Pacheco, Carlos Lula, Rogério Cafeteira e a presidente do PROCON, Karen Barros também ingressaram na legenda no ano passado.
Além destes, filiaram-se ao partido dentro do período da janela partidária o deputado Rafael, Clayton Noleto, a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, o ex-prefeito de Codó, Francisco Nagib, o deputado estadual, Yglésio Moyses, Davi Brandão, o ativista social Whallassy, as deputadas: Andreia Rezende e Daniella, além da secretaria estadual da juventude: Tatiana Pereira e o dr. Maxwill.
Com tantos reforços, o partido que assume um protagonismo no pleito de outubro e deve conseguir eleger um bom número de representantes para Câmara Federal e Assembleia Legislativa.