De acordo com a pesquisa Ipespe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto na corrida pela Presidência da República. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 26%. As eleições estão agendada para outubro deste ano.
Logo após aparecem o ex-ministro Sergio Moro (Podemos), com 9%; e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) aparece com 2%.
Leia: Datafolha: Lula tem 43%; Bolsonaro, 26%; Moro, 8%; e Ciro, 6%
Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o deputado federal André Janones (Avante), a senadora Simone Tebet (PMDB) e Felipe d’Avila (Novo) aparecem empatados com 1%.
Em um cenário espontâneo, Lula tem 36%; Bolsonaro tem 25%; e todos os demais candidatos somariam 10%, sendo 5% de Moro, 4% de Ciro e 1% de Doria.
Segundo turno
Nos cenários de segundo turno observados pelo Ipespe, Lula venceria todos os adversários por uma diferença maior que 20 pontos percentuais. Além disso, em todos cenários, o ex-presidente mantém um índice superior a 20 pontos percentuais. Já Bolsonaro, só venceria Eduardo Leite e perderia em todos os outros cenários.
O levantamento ainda registrou um aumento da desaprovação do governo Bolsonaro entre os brasileiros. 65 % dos brasileiros desaprovam a gestão de Jair Bolsonaro e apenas 31% aprovam a gestão.
Foram ouvidas 1.000 pessoas por telefone entre segunda (21) e quarta-feira (23). A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-04222/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.