Uso de máscaras em locais fechados deixa de ser obrigatório no Maranhão
Uso de máscaras em locais fechados deixa de ser obrigatório no Maranhão Foto: Paulo Soares/O Estado

O governador Flávio Dino (PSB), assinou na última sexta-feira (11), um novo decreto que flexibiliza o uso de máscaras em locais fechados. A medida será válida em São Luís e em cidades do Estado que tem mais de 70% da população vacinada contra a Covid-19. (Considerando as duas doses, ou a dose única da vacina).

Leia: Othelino despacha o foguete e decide ficar no PCdoB

Quanto aos municípios em que a taxa de vacinação ainda não chegou aos 70%, o uso de máscara continua obrigatório em ambientes fechados, podendo ser dispensável se for exigido o comprovante de vacinação.

Caso haja decreto municipal mantendo o uso da máscara obrigatório em espaços fechados, a população deve obedecer a regra local.

Gestantes

Além disso, o decreto também traz normas relacionadas às servidoras públicas gestantes que não completaram o ciclo de imunização contra a Covid-19. Elas devem ser afastadas do trabalho ou manter as atividades de forma remota. Quanto as servidoras gestantes que já tomaram a dose de reforço, devem retornar à rotina de trabalho presencial.

As grávidas do serviço público que não foram vacinadas por questões de saúde devem ser dispensadas do trabalho presencial desde que apresentem um parecer médico.

Vale lembrar que, em ambientes abertos, o uso da máscara já não era mais obrigatório no Maranhão.