A maioria dos deputados estaduais (23) protocolou nesta sexta-feira um requerimento para revogar as decisões tomadas de forma arbitrária pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PDT).
Leia: Manobra de Othelino contra parlamentares eleva a tensão na Alema
Em minoria na Assembleia Legislativa, o presidente rasgou o regimento e usou “manobras estudantis” para fazer de preposto de seu chefe político o presidente da Comissão de Constituição e Justiça.
Com a apresentação do requerimento chancelado por 23 deputados, Othelino será obrigado a submetê-lo ao Plenário da Casa, que irá anular as decisões tomadas às escondidas, desrespeitando os partidos, a vontade dos deputados e a proporcionalidade.
Vendo a candidatura do seu “foguete” cada vez mais isolada, o presidente da Alema resolveu partir para um tudo ou nada que mancha a imagem da instituição. A casa da democracia não pode ser maculada por aventuras pessoais, muito menos por atitudes arbitrárias que não condizem com o seu papel de representante maior do povo.
A reação do Líder do Governo na Casa, deputado Rafael Leitoa, demonstra que a Alema viverá dias agitados nos próximos dias. Só um nobre recuo de Othelino poderá restabelecer a paz no parlamento maranhense.