Várias famílias de São Luís estão enfrentando problemas para utilizar o Cartão Alimentação Escolar concedido pela gestão Braide. Os beneficiários reclamam que a quantidade de comércios credenciados para receber compras feitas com o cartão é insuficiente e faltam produtos nos pequenos mercados.
De acordo com um dos beneficiados, além da rede de credenciados ser limitada, alguns dos poucos comércios autorizados a receber o cartão pediram descredenciamento por falta de pagamento.
“Fui receber o Cartão Alimentação Escolar na data de ontem e fui atrás da rede credenciada divulgada pela Prefeitura de São Luís e SEMED. Estive em vários comércios na Cidade Olímpica e Vila Riod, entre outros estabelecimentos, e todos foram enfáticos em dizer que estavam sim credenciados, mas solicitaram descredenciamento por falta de pagamento. E, alguns dos outros citados na lista da Rede Credenciada nem sequer encontramos, como no caso de alguns que constam como da Avenida Brasil, onde percorri toda a avenida e questionei aos comerciantes da área. Todos diziam que nem sabiam se existam tais comércios naquela avenida”, afirmou o pai de uma aluna da rede infantil, que não quis se identificar.
A Prefeitura de São Luís teria confeccionado o cartão para devolver à população os recursos da merenda escolar durante a pandemia, já que a maioria das unidades de ensino seguem fechadas.
Cada aluno matriculado na rede municipal de ensino recebeu um cartão com um crédito de R$ 400 reais, o que corresponde a valores que não eram pagos desde agosto.
Com informações do G1 Maranhão*