Partido Verde (PV) anunciou que irá apoiar a candidatura do ex-presidente Lula em 2022. Além disso, o partido também aprovou a criação de uma federação partidária com PT, PSB e PCdoB.
A decisão foi tomada em reunião com presidentes estaduais da legenda. De acordo José Luiz Penna, Lula tem sinalizado para a formação de uma frente democrática para “derrotar o autoritarismo” do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que torna o partido “francamente favorável” a um apoio ao petista.
Ainda segundo ele, o apoio a Lula e à federação será oficializado em reunião da Executiva Nacional do PV, ainda sem data para acontecer. O presidente nacional da sigla também lamentou os rumos da terceira via, que, na avaliação dele, se tornou “muito reacionária”.
“Tenho que lastimar porque a terceira via ficou muito para baixo, uma coisa muito reacionária. Entre Moro e esses outros que estão na terceira via, ficou um cenário conservador.”
Sobre a federação partidária, Penna afirmou aguardar resposta do PT sobre se vai integrar a composição. “Esperamos que o partido esteja (na federação). Mesmo que não haja a federação com o PT, caminharemos juntos contra o autoritarismo”, declarou.
Com informações do UOL*