A articulação política para sucessão ao Governo do Maranhão já começou neste ano e na última segunda-feira (29), o governador Flávio Dino reuniu com seu grupo político e anunciou apoio à pré-candidatura de Carlos Brandão.

Ao longo dos meses, Dino tem ressaltado a busca por unidade no grupo. Ao fazer o anúncio de sua preferência por Brandão, o governador enfatizou seu compromisso com o diálogo, visando a harmonia da base.

Leia: Márcio Jerry reafirma união de campo político após Dino declarar apoio a Brandão

Diante disso, o Diário 98 entrevista o deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA). De forma exclusiva, o deputado comenta a decisão do governador e os desdobramentos da escolha na política maranhense. 

Para Adelmo, ao escolher apoiar Carlos Brandão, o governador do Maranhão fez valer seu compromisso com o povo. “Flávio Dino fez valer a máxima de que aqueles que estão ao lado do povo, que buscam interesses para ajudar a população, devem continuar trabalhando para o Maranhão de todos nós”, disse.

Sobre os desdobramentos e impactos do apoio de Dino à pré-candidatura de Brandão, o deputado prevê adesões significativas e afirma que haverá uma ampla aliança em torno do nome do vice-governador para as eleições de 2022. “Vários partidos estão se aliando para formar uma aliança ampla em prol do nome de Carlos Brandão”, enfatizou. 

Na última segunda-feira (29), houve a segunda reunião do grupo político do governador Flávio Dino para tratar sobre as eleições de 2022. Qual a importância dessas reuniões durante o período que antecede as eleições ?

O governador Flávio Dino, líder político que assumiu o governo com uma ampla maioria de partidos, numa ampla aliança com muitos partidos de esquerda e de direita havia se comprometido em fazer uma reunião com toda a base política para definição do nome do candidato para as eleições 2022. Essas reuniões são importantes porque são um preparativo para a classe política se organizar em torno de um nome, fortalecendo a unidade do grupo para dar continuidade ao excelente trabalho do governador Flávio Dino no estado do Maranhão.

Em reunião com lideranças políticas da sua base, o governador  Flávio Dino anunciou apoio à pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão.  Como o senhor avalia a decisão do governador?

A decisão do governador Flávio Dino em indicar o vice-governador Carlos Brandão é a decisão mais acertada, porque o vice-governador reúne as características e as prerrogativas que irão dar continuidade ao trabalho feito pelo governo Flávio Dino.

Brandão conhece o governo por dentro e por fora, a realidade do povo do Maranhão, é um político atuante, Ficha Limpa e acima de tudo, leal. Reúne prerrogativas necessárias para dar continuidade ao trabalho do  governador Flávio Dino.

Flávio Dino fez valer a máxima de que aqueles que estão ao lado do povo, que buscam interesses para ajudar a população, devem continuar trabalhando para o Maranhão de todos nós. 

” Quanto a decisão do governador, todas as dúvidas elas são dissipadas, elas são encerradas. Não há mais dúvida em relação ao candidato do governador Flávio Dino, o candidato do governador Flávio Dino é Carlos Brandão”, pontuou Adelmo.

O governador Flávio Dino tem destacado que sua decisão será pautada no diálogo e será tomada de forma democrática. A unidade do grupo e a continuidade das políticas públicas já instaladas no Maranhão é a prioridade de todos da base do governo? 

Exatamente. Em reunião, o governador falou que a decisão está tomada e deu um prazo para que os partidos possam se organizar com relação à composição da base. Quanto a decisão do governador, todas as dúvidas elas são dissipadas, elas são encerradas. Não há mais dúvida em relação ao candidato do governador Flávio Dino, o candidato do governador Flávio Dino é Carlos Brandão. 

Agora é trabalhar a organização da chapa, organização da pré-campanha. Os partidos farão composições para que a gente possa, mais uma vez, manter a unidade e dar continuidade ao trabalho feito pelo governador Flávio Dino.

4. Conforme anúncio do governador, o diálogo entre os partidos deve prosseguir até janeiro ( data da próxima reunião). O senhor acredita que todo grupo ou a maioria irá aderir à candidatura de Brandão ?

Com certeza, não tenho dúvida. A começar pela própria Assembleia Legislativa do Maranhão que, aproximadamente, 28 deputados já declararam apoio ao vice-governador Carlos Brandão. O que também vai acontecer com outros partidos como Partido Verde e MDB.

Vários partidos estão se aliando para formar uma aliança ampla em prol do nome de Carlos Brandão. Mais uma vez o governador Flávio Dino mostra sua inteligência, sua capacidade de trabalhar e lutar pelo Maranhão de todos nós quando ele dá esse tempo aos partidos para se organizarem dentro de uma composição de uma chapa que seja a chapa vitoriosa e que reúna a ampla maioria da base política do governo, base política que por dois mandatos elegeu o governador Flávio Dino juntamente com a população.