A desaprovação de Bolsonaro é maior no Sudeste e Nordeste do que em outras regiões do Brasil, é o que aponta a pesquisa Exame/Idea. Segundo o levantamento, 66% dos nordestinos desaprovam a gestão do atual presidente. Em janeiro este índice era de 40%. No Sudeste, a reprovação alcança 54%, ante 35% da pesquisa anterior.
Leia: Auxílio Brasil usa dados de 2010 e deixa milhões de brasileiros na pobreza
A soma da população das duas regiões representa quase 70% da população do país e são consideradas de extrema importância no jogo eleitoral de 2022.
Sabendo disso, Bolsonaro tem intensificado as viagens às duas regiões. Nos últimos três meses, Bolsonaro realizou ao menos sete viagens oficiais para o Nordeste e outras sete para o Sudeste. As regiões Norte, Sul e Centro-Oeste foram visitadas três vezes cada uma no mesmo período.
De acordo com o estudo, o governo Bolsonaro é desaprovado por 55% dos brasileiros, pouco abaixo do recorde registrado em julho, quando este índice chegou a 57%.
A pesquisa ouviu 1.277 pessoas por telefone entre os dias 18 e 22 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.