Morreu nesta quarta-feira (18), o líder camponês e sindical, Manoel da Conceição Santos. Ele estava internado na UTI do hospital macrorregional de Imperatriz há quatro semanas em decorrência de uma broncopneumonia aguda.
Ele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores. Foi uma grande liderança na luta camponesa em resistência ao regime militar no país. Iniciou a militância no sindicato de trabalhadores rurais no vale do Pindaré e após isso atuou na organização de várias entidades nacionais.
Lideranças políticas lamentam a morte de Manoel nas redes sociais
O govenador Flávio Dino afirmou em seu Twitter que o líder sindical contribuiu de forma expressiva em projetos de educação e produção sustentável. “Minhas homenagens ao líder das lutas camponesas no Maranhão, o amigo Manoel da Conceição. Na ditadura, foi preso, torturado e exilado. Anistiado, voltou ao Brasil e muito contribuiu com projetos de educação e produção sustentável. Hoje chegou ao Reino de Deus”, lamentou Dino.
O ex-presidente Lula também prestou homenagem a Manoel e lamentou não poder encontrá-lo durante sua passagem no estado do Maranhão. Confira: