Nesta segunda, as aulas presenciais retornam na rede estadual e privada de ensino. Devido a pandemia de Covid-19, o governo do Estado adotou um sistema de rodízio por turmas e as atividades acontecerão de forma híbrida, alternando aulas presenciais e online.
Nesta segunda, retornam os alunos do 3ª ano do Ensino Médio. Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), ao longo da semana, serão retomadas as atividades das demais turmas.
Já as escolas privadas, seguem com o sistema híbrido adotado desde o semestre letivo anterior, os alunos podem optar se seguirão o sistema híbrido ou não.
Leia também: Número de óbitos por Covid cai 82% no Maranhão
Confira o calendário da voltas às aulas no Maranhão:
Na rede estadual, o retorno ao calendário será progressivo e conduzido por cada instituição. O rodízio foi adotado para facilitar a adaptação dos alunos. Ao longo da semana, os alunos terão aulas presenciais e em outros dias, online através da plataforma Gonçalves Dias, aulas em rádio, TV e plataforma de streaming de áudios. Além disso, os grupos revezarão e serão organizados pela equipe gestora e docente das escolas, segundo a realidade de cada comunidade escolar.
Veja as datas:
- 02 de agosto (segunda-feira) – 3ª série do Ensino Médio
- 03 de agosto (terça-feira) – 2ª série do Ensino Médio
- 04 de agosto (quarta-feira) – 1ª série do Ensino Médio
- 05 de agosto (quinta-feira) – em diante rodízio de todas as séries
Protocolos sanitários
O uso de máscara será obrigatório e os alunos, funcionários e colaboradores terão a temperatura aferida na entrada das unidades escolares. Haverá álcool em gel foram disponibilizados para a higienização das mãos, assim como sabão nos banheiros para assepsia.
Na rede privada de ensino, o modelo híbrido já vinha sendo praticado desde o início do ano. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (SINPE), os alunos não serão obrigados a comparecer às escolas.
Além disso, também há revezamento de grupo de alunos que são organizados pela gestão das escolas. As medidas sanitárias adotadas são iguais a da rede estadual e o não há recreio para os alunos.