O representante especial para o clima do governo dos Estados Unidos, John Kerry, terá uma reunião com governadores das cinco regiões do Brasil. O encontro será quinta-feira (29), por videoconferência e é organizado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e tratará de projetos que envolvem questões climáticas.
Casagrande lidera a coalizão “Governadores Pelo Clima”, que busca se contrapor à política negacionista do presidente Bolsonaro na área ambiental. Em abril deste ano, o grupo enviou uma carta ao presidente dos EUA, assinada por 24 governadores brasileiros e no documento eles assumiam um compromisso com a “emergência climática global” e pediam cooperação para questões ambientais no país.
Leia também: Governadores criam tropa contra queimadas e plano para captar R$ 1,5 bi para Amazônia
Participarão da primeira reunião do grupo os governadores João Doria (SP) pelo Sudeste, Eduardo Leite (RS) pelo Sul, Reinaldo Azambuja (MS) pelo Centro-Oeste, Flávio Dino (MA), pelo Nordeste e Wellington Dias (PI). Todos de oposição do governo Bolsonaro.
Sendo assim, Biden irá inaugurar uma linha de comunicação direta com os governadores, que tem destaque no enfrentamento da pandemia e tem uma aprovação superior a de Bolsonaro em pesquisas de opinião. Todos os participantes da reunião tem destaque nas eleições de 2022.