Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (20), governador Flávio Dino divulgou novo panorama da Covid-19 no Maranhão, os dados confirmam os impactos da vacinação no estado. Dino destacou que pela primeira vez, neste ano, o Brasil registra um declínio na taxa de contágio da doença no país e enfatizou que isso poderia ter ocorrido antes, caso a vacinação tivesse avançado de forma mais acelerada.
Além disso, o Maranhão prossegue com a menor taxa de mortalidade por Covid-19 no Brasil, graças ao atendimento hospitalar efetivo em todo estado. A taxa maranhense corresponde a 50% do índice brasileiro e segue em declínio, já que o estado registra queda de 34% no número de óbitos por Covid-19.
Leia também: Maranhão tem 2ª cidade com adultos 100% vacinados contra Covid-19
A ocupação de leitos por Covid-19 também apresenta uma tendência de declínio no estado. Diante disso, alguns leitos serão redistribuídos para outras finalidades que também pressionam o sistema de saúde estadual. Dino ainda enfatizou que as taxas de óbitos e ocupação de leitos devem seguir em queda nas próximas semanas.
O governador também destacou a união da sociedade no enfretamento à Covid. “A união da sociedade com o governo tem feito a diferença”, disse. Apesar dos bons índices, Dino esclareceu que os protocolos sanitários devem continuar sendo cumpridos com atenção e pediu a colaboração da população maranhense.