Durante entrevista ao programa Sua Excelência, O Fato, o deputado-federal Marcelo Ramos (PL-AM), primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, pediu aos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) que assumam seus papéis institucionais e defendam o Parlamento. “Já votei com o Governo em algumas medidas, tentei atuar fazendo um balanço político em diversos momentos, mas não posso mais compactuar com o Governo Bolsonaro. Estou na oposição”, declarou.
Ainda na entrevista, o vice-presidente da Câmara declarou que é necessário que alguns pedidos de impeachment andem. Ramos também anunciou que enviou à Mesa da Câmara um requerimento para que o presidente Arthur Lira envie a ele cópia de todos os pedidos de impeachment entregues a ele. “Impeachment não é processo que se discuta em tese. Impeachment é processo de natureza política e jurídica. É preciso que tenha uma configuração clara de crime de responsabilidade e as condições políticas”, enfatizou.
Leia também: CPI investiga suspeita de mensalão de propinas no Ministério da Saúde
Além disso, ele pedirá ao deputado Henrique Fontana (PT-RS) para que faça uma exposição da proposta de emenda constitucional que ele apresentou ao Congresso, que prevê mudança na tramitação de impeachments e redução do poder imperial de presidentes da Câmara decidirem sobre eles.