A pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (8), aponta uma queda na aprovação popular de Jair Bolsonaro. Segundo o levantamento, 63% dos brasileiros desaprovam a maneira que o presidente administra o país, 31 % aprovam e 6 % não sabem ou não responderam.
Ainda segundo o XP/Ipespe, a avaliação negativa do presidente só cresce desde outubro do ano passado. A pesquisa ouviu 1.000 pessoas, em todo território nacional, entre os dias 5, 6 e 7 de julho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
Leia também: Lula lidera corrida presidencial com 43% das intenções de voto, diz pesquisa
Os dados ainda mostram que 52% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro péssimo, 25 % veem como boa e 21 % como regular. Além disso, 50% dos brasileiros tem expetativas negativas sobre o restante do mandato do atual presidente.
Vale destacar que a pesquisa foi realizada em meio a várias denúncias de corrupção durante a CPI da Covid. O levantamento também mostrou que cinco a cada dez entrevistados sabem sobre as suspeitas de corrupção na compra de vacinas. Além disso, 59 % consideram que a atuação de Bolsonaro no enfrentamento a pandemia de Covid-19 é ruim ou péssima.
O cenário econômico do Brasil também foi avaliado negativamente, para 59 % dos entrevistados a economia no Brasil está no caminho errado, enquanto para 30% ela está no caminho certo.