Nesta quarta-feira (30), foi aprovada a convocação de Josioval Cavalcante da Silva, conhecido como Pacovan, para depor na CPI dos Combustíveis da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O depoimento ocorrerá na próxima terça-feira (6), ele será ouvido na condição de testemunha.
A convocação de Pacovan ocorreu após o depoimento da representante da Rede de Postos Joyce, Rafaely de Jesus Souza Carvalho. Em sua declaração, ela afirmou que não exerce nenhum controle sobre as empresas, mas sim, o empresário Josioval Cavalcante.
Leia também: CPI aprova convocação do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros
Diante disso, o presidente da CPI, Duarte Júnior, pediu que o empresário preste esclarecimento a respeito do funcionamento dos postos. Após a quebra do sigilo fiscal do Joyce VII, foi averiguado que no início deste ano, embora tenha comprado pouca quantidade de combustíveis, o posto efetuou operações de venda diariamente.
Caso Pacovan não apareça para depor à Comissão, ele poderá ser conduzido coercitivamente. Além disso, pode ser preso em flagrante se não manter o compromisso de dizer a verdade aos parlamentares, conforme previsto na Constituição Federal e o Código de Processo Penal.