vale gás
Projeto atende 115 mil famílias maranhenses; Benefício é concedido com base no Cadastro Único (CadÚnico) para pessoas com renda zero ou mais vulneráveis. Foto: Reprodução

O governo do Maranhão passou a entregar desde ontem, quarta-feira (19), os tickets do Vale Gás Social em mais de 207 cidades. Os endereços da distribuição estão disponíveis no site do programa.

Cada pessoa cadastrada tem direito a três Vale Gás para cargas equivalentes a um botijão de 13 quilos. O beneficiário precisa ter o botijão para fazer a recarga.

Leia também: Maranhão inclui trabalhadores do transporte coletivo em grupo prioritário de vacinação contra Covid-19 

Recebem o benefício os inscritos no Cadastro Único, do Governo Federal, que não tenham renda. Essas pessoas são inscritas automaticamente no programa, identificadas a partir do cadastro nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

O governador Flávio Dino estima que 119 mil famílias serão contempladas. Para consultar o benefício, é necessário informar o NIS e a data de nascimento no site. 

Programa

Os vales serão distribuídos nas unidades do VIVA/Procon, nos restaurantes populares e nos CRAS, com endereços divulgados desde sábado. 

Com o vale nas mãos, os beneficiários realizam a troca de um vasilhame vazio por outro de 13kg de gás cheio. O beneficiário pode utilizar os vales durante cinco meses, nas distribuidoras de gás cadastradas. 

O programa tem parceria com o CadÚnico e com a Nacional Gás

Segundo a Nacional Gás, mais de 350 mil botijões serão destinados para o programa. “O benefício é concedido pelo Governo do Estado do Maranhão, em parceria com a Nacional Gás/Paragás, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) para minimizar os reflexos da pandemia de Covid-19”, afirmou a Nacional Gás.