Whatsapp Maranhão
(Foto: Getty Images)

Para apoiar a população mais afetada pela pandemia da Covid-19, o governo do Maranhão pediu que operadoras de telefonia Oi, Tim, Vivo e Claro liberem o uso de WhatsApp para telefones pré-pagos no estado. A solicitação ocorreu durante reunião organizada na última sexta-feira (23) pelo secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, junto a representantes das quatro empresas.

Leia também: Maranhão registra aumento de 24% no número de empresas em 2021

Diante do agravamento da crise econômica, do aumento do desemprego e do endurecimento das regras para acesso ao auxílio emergencial, o pedido é uma forma de contornar a situação das famílias mais afetadas pelo perda da renda.

Simplício afirma que o aplicativo é importante para trocar informações sobre o próprio coronavírus e também para permitir o acesso a oportunidades de trabalho.

“Existem muitos casos de insegurança alimentar que estão preocupando todo o país. Esta ação ajudará os trabalhadores informais a terem acesso ao mercado de trabalho e aos ‘bicos’”, afirmou o secretário, que apontou que “a dificuldade em se comunicar não deve ser um problema atual e que o Governo do Maranhão seguirá lutando constantemente para quebrar estas barreiras”.

Se aceita pelas empresas, a proposta permitirá que donos de telefones pré-pagos tenham acesso ao Whatsapp mesmo que estejam sem créditos pelos próximos seis meses no Maranhão.