Jair Bolsonaro
Cerca de 38% dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018 veem agora o seu principal rival, Lula, com alguma simpatia. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Um terço dos eleitores de Jair Bolsonaro em 2018 está arrependido e afirma que não votará nele de jeito nenhum no ano que vem. Esses ex-bolsonaristas agora tendem a optar majoritariamente pelo ex-presidente Lula (PT). Os dados são da pesquisa do instituto Ipec e divulgadas nesta segunda (28) pelo Estadão.

Leia também: Lula venceria Bolsonaro em primeiro turno, aponta Ipec 

Dos entrevistados pelo instituto que disseram ter apoiado Bolsonaro na última eleição presidencial, menos da metade (44%) afirma que “com certeza” voltará a votar nele. Outros 18% dizem que poderão vir a fazê-lo. Para 34%, isso está fora de cogitação.

O ex-presidente Lula aparece na pesquisa como um desses beneficiados da dispersão de votos.

Nada menos que um em cada quatro (25%) dos eleitores do atual presidente agora afirma que “com certeza” votará em Lula. E mais 13% admitem a possibilidade de fazê-lo. Ou seja, 38% dos que votaram em Bolsonaro veem agora o seu principal rival com alguma simpatia.

Em resumo, os números mostram que, do lado do PT, o antibolsonarismo continua acirrado. Mas, entre os bolsonaristas de 2018, o antipetismo já não é um tema unificador.

Também segundo pesquisa Ipec divulgada na última sexta (25), Lula lidera a corrida para a sucessão presidencial do ano que vem, com 49% das intenções de voto, 26 pontos percentuais à frente de Bolsonaro, que apareceu com 23% das intenções de votos.