A votação do projeto de lei 2159/2021, que altera a legislação ambiental brasileira foi aprovado na madrugada desta quinta-feira com voto da maioria da bancada maranhense na Câmara dos Deputados. Somente o deputado Márcio Jerry votou contra o projeto.


Foi uma longa batalha que só acabou na madrugada. As bancadas contrárias à aprovação tentaram desde o início impedir a votação utilizando o chamado “kit obstrução “, que é uma série de medidas regimentais para tirar o projeto de pauta. “Infelizmente fomos derrotados pela maioria da Câmara “, lamentou Jerry.


12 deputados votaram a favor do projeto que foi apelidado de “PL da devastação “: Allan Garcês, Aluísio Mendes, Amanda Gentil, Cleber Verde, Duarte Júnior , Juscelino Filho, Fábio Macedo, Detinha, Josimar Maranhãozinho, Josivaldo JP, Márcio Honaiser e Pastor Gil. Não votaram os deputados Rubens Júnior, Júnior Lourenço, Pedro Lucas Fernandes, Hildo Rocha e Marreca Filho. O contra o PL registrado apenas o voto do comunista Márcio Jerry.


Parlamentares e movimentos sociais agora se mobilizam para que o presidente Lula vete o projeto de lei no todo ou em parte. “ Luta que segue, vamos mobilizar e dialogar com o governo para que haja o veto”, anunciou Jerry.