Artigo de Opinião | Publicado originalmente no jornal O Imparcial – MARCIO JERRY
Jornalista, Deputado Federal PCdoB-MA
Assumi, na última semana, por nomeação do presidente Hugo Motta à presidência do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados – CEDES. Uma honra imensa e também um grande desafio, em um momento em que é tão essencial quanto urgente reunir competências em torno de um projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil, baseado em ações que tornem realidade o grande potencial que a Nação possui.
O CEDES já consolidou uma referência de qualidade na realização de estudos e formulação de propostas que subsidiaram iniciativas no Legislativo e também em outros espaços institucionais. Neste momento, está concluindo relatórios sobre temas capitais: violência e preconceitos nas escolas; inteligência artificial e inclusão digital; preconceito racial e desigualdade de gênero; e reindustrialização brasileira.
Após o necessário alinhamento com as diretrizes do presidente Hugo Motta e da Mesa Diretora da Câmara, e concluída a composição para o biênio que se inicia, serão apresentados os temas a serem abordados, buscando sempre sintonizá-los com as reais necessidades e desafios do Brasil.
Há questões candentes em diversas áreas, que vão desde o potencial brasileiro na política aeroespacial, passando pelas incertezas e oportunidades das guerras tarifárias, até a exploração da nossa margem equatorial. Além disso, temas recorrentes na educação e na saúde merecem atualizações e alternativas.
É fundamental, também nesta etapa, fixar a necessidade de estimular intercâmbios com o ambiente acadêmico e científico nacional, setores da produção, entes subnacionais e o amplo espectro de organizações da sociedade civil. E, ao mesmo tempo, dar a tudo ampla visibilidade, que atraia engajamento e favoreça a mobilização social.
Na minha atuação parlamentar, vivencio um momento desafiador que estimula a criatividade, embalada por muita dedicação e responsabilidade.
Avante, o Brasil precisa superar seus desafios estratégicos — e, nessa missão, o CEDES cumpre um papel fundamental.