O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) se manifestou nesta quarta-feira (26) sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado. A declaração do parlamentar veio após o STF formar maioria para acatar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa Bolsonaro de envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.
“Eu não comemoro Bolsonaro ter virado réu. Eu lamento! Lamento muito que um ex-presidente da República tenha desonrado a Presidência tão vilmente como fez Bolsonaro”, afirmou Márcio Jerry.
A decisão do STF foi unânime entre os ministros da Primeira Turma, que também aceitaram a denúncia contra outras sete pessoas, incluindo ex-ministros e assessores próximos ao ex-presidente. A acusação é baseada nas investigações que apontam o planejamento e incentivo aos atos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Para o deputado maranhense, a responsabilização judicial é uma etapa necessária para a preservação da ordem democrática. “Justiça sendo feita!”, concluiu Jerry.
A denúncia contra Bolsonaro sustenta que o ex-presidente atuou para minar a confiança no processo eleitoral e incitou seus apoiadores a desacreditar os resultados das eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva. A análise da PGR também inclui a participação de Bolsonaro em reuniões e articulações com membros das Forças Armadas e do seu governo com o objetivo de anular o resultado das urnas.
Com a decisão do STF, Bolsonaro passa a responder formalmente à ação penal. Caso condenado, poderá enfrentar pena de reclusão e ficar inelegível por mais tempo, além da já vigente condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político.