Deputado federal eleito, Duarte Jr (PSB) falou ao Diário 98 sobre suas perspectivas para o mandato que assumirá na Câmara dos Deputados a partir de primeiro de fevereiro de 2023. Para o congressista a indicação do senador eleito Flávio Dino (PSB) para o Ministério da Justiça ajudará o presidente Lula (PT) na reconstrução do país.

Hildelis Silva Duarte Junior, conhecido por Duarte Júnior, é um advogado, professor universitário e político brasileiro filiado ao Partido Socialista Brasileiro. Nas eleições de 2018, foi eleito deputado estadual. Ex-secretário do Procon e o Viva Cidadão entre 2015 e 2018 na gestão dinista, em outubro agora ele elegeu-se pela primeira vez deputado federal. 

Duarte contou ainda sobre como avalia a gestão de Eduardo Braide à frente da Prefeitura de São Luís, para quem o deputado afirma ter um sentimento de “frustração”. “ Todo o governo que não consegue elencar prioridades é um governo condenado ao fracasso”, afirma.

O parlamentar critica ainda a gestão da prefeitura ludovicense por sofrer de um apagão administrativo em diversas áreas, ao elencar os problemas persistentes na saúde, educação, transporte público, entre outros.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Diário 98 – Um presidente de centro-esquerda a partir de janeiro, um país dividido após as eleições. Qual sua expectativa para assumir o mandato aqui em Brasília?

Duarte Jr – Expectativa muito positiva. O Lula a cada pronunciamento tem demonstrado mais preparo, maduro e com o sentimento de reconstrução da democracia do país e também com um sentimento de unidade.

Vou assumir esse mandato pelo PSB, partido do vice presidente da República, Geraldo Alckmin, vice do Lula, partido do Flávio Dino, que foi meu professor, tive a honra de trabalhar com ele [Duarte foi presidente do Detran na gestão dinista de 2015 a 2018] e agora com toda essa força e confiança do Lula de colocar o Dino na Justiça com certeza as expectativas são as melhores possíveis.

D98 – A Prefeitura de São Luís tem atrasado repasses a escolas comunitárias?

Duarte Jr – Tenho hoje um sentimento de frustração porque a gente quer o melhor para a nossa cidade. E todo o governo que não consegue elencar prioridades é um governo condenado ao fracasso. E é isso que a gente percebe na gestão da Prefeitura de São Luís: um governo que não tem prioridade, não tem planejamento, um governo sem visão, sem metas de curto, médio, longo prazo, sem qualquer tipo de estratégia de efetivação de política pública.

A gente percebe que na saúde o prefeito [Eduardo Braide] não consegue acabar com as filas de espera, de consultas, exames, ou seja falta o básico. As escolas, na educação: 38% não têm sequer água encanada, não tem saneamento básico. Ou seja, falta o essencial.

Na mobilidade urbana tivemos a maior greve da história do transporte público na atual gestão. O prefeito que não debate política de transporte público. E esse desmantelo na assistência social. Por exemplo, na semana passada Braide exonerou mais de 94 servidores da SEMCAS, a Secretaria de Assistência Social. Há um grande risco de São Luís perder R$ 16 milhões do governo federal, porque a gente está passando pelo período de atualização do Censo SUAS.

Desde março deste ano não tem uma secretária respondendo pela pasta, quem respondia era uma secretária interina. A secretária interina foi exonerada agora por escândalo de corrupção. E colocou para responder pela assistência social o Diego, que está respondendo por três secretarias simultâneas. Então, as pastas principais não tem protagonismo, não tem ação. Isso prejudica a população.

D98 – Conselheiros tutelares têm denunciado sobre falta de insumo a crianças e bebês em alguns bairros da periferia de São Luís.

Duarte Jr – Vendo de fora, como deputado estadual mais votado em São Luís, tanto para estadual como agora pra federal, faço esse trabalho de apurar, de fiscalizar, realmente me gera espanto e não sei o que de fato passa pela cabeça do prefeito.

Quanto às questões das escolas comunitárias, chegou a ficar dez meses sem repassar o recurso para as escolas, sendo que o recurso federal cai em dia.

Existe um programa que pode ser colocado em prática em São Luís, e que ele não coloca, é o programa Dinheiro na Escola. Já existe isso, inclusive em municípios do Maranhão, como Miranda do Norte. Mas em São Luís o prefeito recebe o recurso, atrasa e não repassa no tempo certo. Agora, atualizado, estão com cinco meses de atraso. Isso ainda é um bom sinal. Estava atrasado até o período eleitoral por dez meses, ele pagou em setembro para tentar fazer uma maquiagem eleitoral para ajudar na eleição do irmão.

D98 – E como resolver isso?

Duarte Jr – Tem uma frase do ex-primeiro ministro da Inglaterra, Tony Blair, que diz o seguinte: “não devemos pensar a política pública de saúde e educação como políticos, mas pensar como um pai que pensa o melhor para seu filho”. É assim que a gente tem que pensar as políticas de educação, a política para a cidade.

Então falta ao prefeito ter essa visão mais de gestor, mas sobretudo pensar com sentimento, pensar no papel dele enquanto gestor público, enquanto servidor público, que é utilizar toda essa oportunidade, esse poder que ele tem para cuidar das pessoas. Não falta conhecimento, falta planejamento, foco, estratégia, mas principalmente, falta o sentimento de cuidar da cidade.

D98 – O que esperar da gestão Dino no Ministério da Justiça?

Duarte Jr – A minha expectativa é que será a melhor de todas, porque eu conheço o Flávio Dino, é um excelente profissional, um excelente jurista. Tive a honra de ser aluno dele, de trabalhar com o Dino no primeiro governo, de defender o governo dele na Assembleia Legislativa. De ser base do governo dele, liderei o maior bloco de apoio ao governo Flávio Dino na Assembleia. 

Então conheço de perto o Flávio e tenho certeza que ele vai fazer um trabalho fundamental, como já está mostrando, e eu tenho certeza que é a pessoa certa para esse momento de reconstrução do país.