Pastores corruptos salvos por Weverton da 'CPI do MEC' são presos pela PF
Pastores corruptos salvos por Weverton da ‘CPI do MEC’ são presos pela PF

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que conseguiu há pouco a 27ª assinatura necessária para protocolar um pedido de CPI no Senado para investigar a atuação do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e de pastores lobistas na pasta. O congressista convocou coletiva de imprensa para as 14h desta quinta-feira (23) para explicar os próximos passos.

O senador pelo PDT do Maranhão, Weverton Rocha, vinha sendo pressionado a assinar o pedido. Porém o nome dele não consta na lista divulgada pelo senador Randolfe.

O requerimento para a criação da CPI afirma que o colegiado tem como objetivo “apurar as irregularidades e crimes praticados na destinação das verbas públicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”.

“As denúncias apontam que o então ministro Milton Ribeiro priorizava amigos de dois pastores a pedido do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na destinação de verbas públicas afetas ao Ministério da Educação. Em troca da priorização e da liberação das verbas públicas para construção de escolas e creches, os pastores cobravam propina dos prefeitos, solicitando pagamentos em dinheiro, em bíblias e até em ouro”, consta na justificativa.

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi preso preventivamente, nesta quarta, em Santos. O mandado foi expedido no âmbito de uma operação da Polícia Federal (PF). Também foram presos na operação os pastores Arilton Moura, no Pará, e Gilmar Santos, em Brasília, além do advogado e ex-assessor do MEC Luciano de Freitas Musse e do ex-assessor da Prefeitura de Goiânia Helder Bartolomeu.

Há pouco o desembargador do TRF1, Ney Bello, revogou a prisão de todos.

De acordo com a PF, a operação “Acesso Pago” tem o objetivo de investigar a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do FNDE, vinculado ao MEC.

Veja abaixo o nome dos senadores que assinataram a favor da CPI do MEC:

1- Randolfe Rodrigues
2 – Paulo Paim
3 – Humberto Costa
4 – Fabiano Contarato
5 – Jorge Kajuru
6- Zenaide Maia
7 – Paulo Rocha
8 – Omar Aziz
9 – Rogério Carvalho
10 – Reguffe
11 – Leila Barros
12 – Jean Paul Prates
13 – Jaques Wagner
14 – Eliziane Gama
15 – Mara Gabrilli
16 – Nilda Gondim
17 – Veneziano Vital do Rego
18 – José Serra
19 – Eduardo Braga
20 – Tasso Jereissati
21 – Cid Gomes
22 – Alessandro Vieira
23 – Dario Berger
24 – Simone Tebet
25 – Soraya Thronicke
26 – Rafael Tenório
27 – Giordano