Dom Phillips
Foto: Reprodução

Nessa segunda-feira (6), por meio de um post no Twitter, Paul Sherwood, cunhado do jornalista britânico do The Guardian desaparecido, Dom Phillips, fez um apelo a autoridades brasileiras para que intensifiquem as buscar por ele.

Leia também: Maranhão tem o 2º maior percentual de criação de empregos do Nordeste em abril

Sherwood ressaltou que o tempo é essencial neste momento e pediu para que o repórter seja encontrado o mais rápido possível. “Imploramos às autoridades brasileiras que enviem a Guarda Nacional, Polícia Federal e todos os poderes à sua disposição para encontrar nosso querido Dom”, afirmou ele. “Ele ama o Brasil e dedicou sua carreira a cobrir a floresta amazônica”, completou.

Além de Dom Phillips, o indigenista Bruno Araújo Pereira também está desaparecido. Os dois faziam o caminho entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte e desapareceram na região do Vale do Javari, no estado do Amazonas. A informação foi confirmada pela União das Organizações Indígenas do Vale do Javari e pelo Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Isolados e de Recente Contato.

De acordo com informações do jornal O Globo, Bruno Pereira já vinha sendo alvo de ameaças pelo trabalho que executava na região, principalmente contra invasores, como pescadores, garimpeiros e madeireiros.

O MPF (Ministério Público Federal) anunciou ontem ter aberto um procedimento administrativo para apurar o desaparecimento dos 2.

A Polícia Federal ouviu as duas últimas pessoas que se encontraram com Dom Phillps e Bruno Araújo. O órgão não divulgou o nome dos ouvidos. Disse que eles prestaram depoimento como testemunhas — não como suspeitos–e foram liberados em seguida.