As movimentações da janela partidária iniciaram ainda no primeiro dia do prazo – 3 de março. Os políticos com mandato em exercício têm um prazo de 30 dias para trocar de legenda sem perder o mandato por infidelidade partidária. Esse prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997, Artigo 93-A) e acontece seis meses antes das eleições.
No Maranhão, o deputado federal Rubens Júnior foi um dos primeiros a anunciar a mudança de partido. O parlamentar saiu do PCdoB após 13 anos e anunciou que irá filiar-se ao Partido dos Trabalhadores após convite da presidente do partido, Gleisi Hoffman.
O deputado federal Pedro Lucas também mudou de partido após um longo período no PTB. Pedro Lucas aproveitou a janela partidária, filiou-se ao União Brasil e é apontado como um forte concorrente à presidência do partido no Maranhão.
Ainda nas movimentações da janela partidária no estado, está a filiação do vice-governador Carlos Brandão ao PSB. Brandão filiou-se ao partido na quarta-feira (23). Além de Brandão, o deputado Adelmo Soares, o ex-vice prefeito de Bacabal, Florêncio Neto e a ex-prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale também aproveitaram o prazo da janela partidária para se filiarem ao partido socialista.
O PSB tem garantido um protagonismo nas eleições deste ano, já que a sigla vem ganhando grandes nomes desde que o governador Flávio Dino se filiou. Ainda no ano passado, o deputado Duarte Júnior, deputado eleito com maior votação em São Luís, filiou-se ao partido.
Além de Duarte, os secretários Catulé Júnior, Marcos Pacheco, Carlos Lula, Rogério Cafeteira e a presidente do PROCON, Karen Barros também ingressaram na legenda no ano passado.
Recentemente, o deputado estadual Rafael Leitoa anunciou que o PSB será sua nova legenda, a filiação ocorrerá na próxima sexta feira (25).
Com tantos reforços, o partido que assume um protagonismo no pleito de outubro e deve conseguir eleger um bom número de representantes para Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
Vale destacar que, o pré-candidato ao Senado, o governador Flávio Dino, tem liderado as pesquisas de intenção de voto, garantindo mais espaço de representatividade para o partido em 2023.
Até o próximo dia 1, algumas movimentações políticas devem acontecer, já que alguns partidos sofreram grandes movimentações de esvaziamento, como é o caso do PDT e do PROS. Os dois partidos tiveram movimentos de desfiliação em massa após decidirem apoiar a pré-candidatura de Weverton Rocha.