O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), causada pelo HIV. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada desde 1988 no Brasil.
Em 2021 faz 40 anos que o primeiro paciente infectado pelo vírus no mundo foi descoberto. Desde então, muitas pesquisas científicas buscaram formas de controlar o disseminação do vírus e acabar com a pandemia.
De acordo com dados da UNAIDS (programa das Nações Unidas), 37,6 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que aproximadamente 936 mil pessoas vivem com HIV.
No Maranhão, de acordo com a Secretaria Estado da Saúde (SES/MA), até o mês de março deste ano o estado registrou 111 casos de pessoas contaminadas pelo vírus HIV. Em 2021, foram 1.650 pessoas contaminadas pelo vírus.
Há vários anos, pesquisadores buscam desenvolver uma vacina eficaz e segura contra o vírus da Aids. O estudo Mosaico está na sua terceira e última etapa antes da aprovação para o uso em massa.
No mundo, este estudo da vacina de 6 doses contra o HIV deve englobar cerca de 3,8 mil voluntários com algum grau de vulnerabilidade para o vírus. No caso brasileiro, a Casa da Pesquisa, vinculada ao CRT – Centro de Referência e Treinamento de São Paulo DST/AIDS, é um dos centros incluídos.
Já no Brasil, o medicamento Dovato combina duas diferentes substâncias, os antivirais lamivudina e dolutegravir sódico, e teve o seu uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro deste ano.
Saiba onde realizar o teste em São Luís
Os autotestes estão disponíveis apenas nos Centros de Testagem e Aconselhamento do Lira (na Rua Pedro Bessa, em frente à Praça do Lira, no Centro) e do Anil (na Avenida São Sebastião, no bairro).
Ao se dirigir a um dos locais em que o autoteste está disponível, o usuário receberá o item e, em seguida, deve estar atento a algumas das orientações referendadas pela pasta federal. O resultado sai em até 20 minutos. Para a interpretação do resultado, basta observar possíveis linhas no dispositivo de teste. Uma linha colorida dentro da janela de resultado da banda “C” significa resultado negativo.