Através do Twitter, o deputado federal Marcelo Freixo responsabilizou o presidente Jair Bolsonaro pela devastação ambiental na Amazônia, que tem causado uma série de desastres ambientais. “O desgoverno Bolsonaro é cúmplice dessa tragédia planetária”, escreveu o parlamentar.
Após isso, seguidores de Bolsonaro não conseguiram relacionar as ações de Bolsonaro de destruição do meio-ambiente com os desastres ambientais ocorridos em vários continentes, o que gerou vários comentários na rede social. Horas depois, Freixo voltou ao Twitter e explicou que a devastação na Amazônia no primeiro semestre de 2021 é a maior do últimos 10 anos e a área destruída no mês de junho corresponde a três vezes o território da cidade de Fortaleza.
De acordo com dados do Centro de Sensoriamento Remoto e do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nos anos de 2019 e 2020, a média de processos com multas pagas por crimes que envolvem a vegetação nos Estados da Amazônia Legal despencou 93% na comparação com a média dos quatro anos anteriores.